M.I Aedes

 Monitoramento Integrado do Aedes

MONITORAMENTO INTEGRADO DO AEDES ®

Transformamos dados em informações valiosas, para a sua Tomada de Decisão

O MI-Aedes é uma tecnologia inovadora que proporciona o monitoramento das fêmeas grávidas do Aedes aegypti através da sua captura, gerando índices de infestação confiáveis. O MI-Aedes é de fácil implementação e de rotina bastante simples, onde o município tem uma fotografia semanal da infestação do Aedes aegypti, utilizando um pequeno número de agentes de endemias.

O M.I Aedes é uma solução inovadora de monitoramento desenvolvida pela Ecovec, que visa identificar as áreas críticas com maior presença do mosquito Aedes aegypti, assim como a circulação viral nesses mosquitos. 

Essa informação é disponibilizada de forma rápida aos órgãos públicos, como prefeituras e estados, permitindo um direcionamento mais eficiente das ações de controle do mosquito.

Criamos soluções de monitoramento para a prevenção de doenças e arboviroses.

O monitoramento dos vetores em geral também pode antecipar a detecção de vírus circulantes que há muito tempo não se manifestavam na região, auxiliando nas tomadas de decisões e agilizando as ações de controle realizadas pelo município. Adicionalmente, a solução permite a avaliação da eficácia das medidas adotadas.

 

Beneficios do M.I Aedes

Os benefícios principais dessa solução incluem facilidade de operação, suporte técnico e apoio oferecidos pela nossa equipe. Além disso, estudos econômicos destacaram que um controle de mosquitos mais eficiente pode gerar impactos positivos na economia e melhor alocação de recursos.

Facilidade de
operação

Suporte e apoio
técnico

Economia

Melhor Alocação
de Recursos

Nossa Metodologia

Implantação

Na fase de implantação, define-se o escopo e instalam-se as armadilhas no campo para o monitoramento semanal. Escolhe-se quais municípios serão monitorados, cobrindo 100% da área urbana ou um percentual específico, e se focará em um vírus específico ou todos transmitidos por mosquitos. O mapeamento determina o número de armadilhas. 

Treinamento

O treinamento tem três módulos. O primeiro capacita os agentes para manter, abordar, lançar dados e vistoriar as armadilhas. O segundo é prático, com agentes instalando armadilhas e interagindo com moradores. O terceiro capacita gestores a acessar o sistema, analisar informações e aproveitar recursos da solução.

Instalação no campo

A instalação no campo marca o momento em que o mapa digital é transformado em um mapa real, no qual as armadilhas são colocadas nos locais previamente identificados pelo sistema. As armadilhas são levadas para o campo e instaladas nos quarteirões, bairros e imóveis designados. 

Ciclo de Monitoramento

O MI-Aedes é uma tecnologia inovadora que proporciona o monitoramento das fêmeas grávidas do Aedes aegypti através da sua captura, gerando índices de infestação confiáveis. O MI-Aedes é de fácil implementação e de rotina bastante simples, onde o município tem uma fotografia semanal da infestação do Aedes aegypti, utilizando um pequeno número de agentes de endemias.

Ao final de cada semana, os mosquitos coletados são encaminhados para o laboratório da empresa, onde são realizadas análises para determinar a incidência de vetores e a presença do vírus. O resultado da infestação é divulgado ao gestor, que pode tomar decisões sobre as ações de controle a serem realizadas na semana seguinte. Esse processo ocorre em todas as semanas do ano, garantindo uma análise biológica dos mosquitos coletados de forma contínua.

Cases de Sucesso

Prevenção de 27.191 casos de dengue. Para cada R$ 1 investido, R$ 6 foram economizados em prevenção.

Governo de Minas Gerais

Primeiro monitoramento a nível estadual, contemplando 78 municípios.

Governo do Estado
de Espirito Santo

Monitoramento integrado em todo o município.

Prefeitura de Porto Alegre

Fale com um de nossos especialistas!

Descubra como juntos podemos transformar a saúde pública do seus munícipio.