Governo de Minas Gerais
Primeiro monitoramento a nível estadual, contemplando 26 municípios.
CENÁRIO PRÉ-IMPLANTAÇÃO
No ano de 2010, a Ecovec foi convocada pelo Estado de Minas Gerais para monitorar 26 municípios considerados infestados.
– Naquela época, o monitoramento era realizado apenas para os vírus da dengue 1, 2 e 3, pois não tínhamos o vírus da dengue 4, zika e chikungunya circulando no país.
– Minas Gerais enfrentava epidemias recorrentes, ocorrendo anualmente em diferentes municípios.
O DESAFIO
O intuito era melhorar a efetividade das ações de controle do vetor nos municípios mais críticos.
A Ecovec tinha como objetivo oferecer ao estado uma ferramenta de monitoramento que otimizasse as ações de controle do vetor, visando reduzir a incidência de casos de dengue em humanos.
SOLUÇÃO PROPOSTA
O Estado de Minas Gerais convidou os municípios a participarem do projeto M.I Aedes. Dos municípios convidados, 26 se pronunciaram e foram selecionados para receber a tecnologia.
– A implementação do sistema ocorreu em 2010, com a instalação de milhares de armadilhas.
– As armadilhas eram monitoradas semanalmente pelos técnicos de endemias, alimentando um sistema que fornecia informações em tempo real para os gestores municipais e estaduais.
– O monitoramento permitia acompanhar a infestação de mosquitos em cada município, possibilitando ações imediatas.
RESULTADO FINAL
Após a conclusão do trabalho, as armadilhas foram retiradas e os dados coletados foram enviados para um grupo de estudos nos Estados Unidos.
– O estudo comparou a incidência de casos por habitante nos municípios que utilizaram o sistema M.I Aedes com os que não utilizaram.
– Foi constatado que os municípios que utilizaram a ferramenta tiveram uma redução de até 60% na incidência de casos em comparação aos que não a utilizaram.
– Estima-se que aproximadamente 27.000 casos de dengue tenham sido evitados nesses municípios durante uma epidemia em 2011.
Cases de Sucesso
Primeiro monitoramento a nível estadual, contemplando 78 municípios.
Governo do Estado
de Espirito Santo
Fale com um de nossos especialistas!
Descubra como juntos podemos transformar a saúde pública do seus munícipio.