Estado de Espirito Santo

Primeiro monitoramento a nível estadual, contemplando 78 municípios.

CENÁRIO PRÉ-IMPLANTAÇÃO

No ano de 2016, o estado do Espírito Santo enfrentou uma epidemia de dengue, o que levou à contratação da Ecovec para realizar o monitoramento em todos os 78 municípios do estado e auxiliar nas medidas de controle e tomada de decisões.

  • A Ecovec realizou o monitoramento dos vírus Dengue 1, 2, 3 e 4, Chikungunya e Zika.
 

O DESAFIO

O número de casos estava em constante crescimento, e, diante dessa situação, foi necessário desenvolver uma estratégia de contingência para implementar o monitoramento no menor tempo possível e com menor custo para o estado.

SOLUÇÃO PROPOSTA

Foram identificadas as áreas com maior incidência de casos em cada um dos 78 municípios, e nossas armadilhas foram instaladas nesses locais. Assim, foi possível disponibilizar um relatório com atualizações em tempo real sobre a presença de vetores.

  • Além disso, utilizamos nosso conhecimento e interação com o Estado para integrar toda a logística e reduzir os custos, estabelecendo um centro de análise dentro do próprio estado.
 

RESULTADO FINAL

O estado do Espírito Santo foi um dos mais afetados por epidemias no país nos últimos anos. Nos últimos 10 anos, exceto em 2017 e 2018, quando o monitoramento foi realizado pela Ecovec, houve registros de epidemias.

  • A Ecovec identificou a circulação do vírus da dengue tipo 2, após 9 anos sem notificação em humanos, sendo que essa identificação ocorreu 5 meses antes do primeiro relato oficial dessa circulação.

Cases de Sucesso

Prevenção de 27.191 casos de dengue. Para cada R$ 1 investido, R$ 6 foram economizados em prevenção.

Governo de Minas Gerais

Monitoramento integrado em todo o município.

Prefeitura de Porto Alegre

Conheça mais sobre o M.i Aedes, e como podemos fazer parte de sua gestão pública!

Fale com um de nossos especialistas!

Descubra como juntos podemos transformar a saúde pública do seus munícipio.